Semana de Meninas e Mulheres na Ciência

A iniciativa

Meninas E Mulheres Na Ciência é um projeto idealizado e organizado por mulheres que estudam e atuam em diversas áreas das ciências. Nosso maior objetivo é incentivar meninas que ainda estão em idade escolar a conhecer as ciências e motivá-las para que acreditem que mulheres podem ocupar todos os espaços na sociedade. Além disso, desejamos dar visibilidade para mulheres cientistas, quebrando estereótipos e estimulando a reflexão sobra a desigualdade de gênero neste setor.

Nosso foco são todas as áreas de ciências e tecnologias que ainda se encontram dominadas por homens, como as Engenharias, Geologia, Física e Química. Com apoios de projetos parceiros, oferecemos oficinas para mostrar diferentes ramos das ciências para meninas a partir de 12 anos. Para meninos e meninas promovemos palestras e rodas de conversas com mulheres líderes em suas áreas de atuação, onde elas contam suas trajetórias, debatemos os preconceitos e desafios.

A primeira edição da Semana De Meninas E Mulheres Na Ciência ocorreu em novembro de 2018 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, recebendo um público médio de 500 pessoas. Este ano continuamos com o projeto mais forte do que nunca: além do grande evento no final do ano, durante o ano todo faremos atividades em escolas públicas, ONGs e comunidades do Rio de Janeiro.

Este projeto não possui fins lucrativos e não está ligado a nenhum partido político ou órgão do governo.